Há um ano, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim, leva assistência especializada para recém-nascidos da região norte do estado que precisam de um maior acompanhamento.
Durante esse primeiro ano de funcionamento da unidade gerida pela Fundação Fabamed, a UTI neonatal do Dom Antônio Monteiro atendeu mais de 147 bebês, além de outros 141 que foram acolhidos na UCINCo, garantindo assistência para toda a região. No local, os recém-nascidos são atendidos por uma equipe multidisciplinar especializada formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, odontólogos, entre outros.
São bebês como a pequena Eloisa Maria, uma das primeiras pacientes acolhidas pela unidade. Natural do município de Filadélfia, a mãe de Eloisa, Juliana Almeida, teve um parto difícil, onde a bebê acabou apresentando diversas intercorrências e necessitou de atendimento urgente, sendo encaminhada para o Dom Antônio Monteiro.
“A mãe teve um parto prolongado onde a bebê desenvolveu um quadro de bronco, aspiração e suspeita de fratura. Aqui na unidade ela recebeu todos os cuidados necessários da equipe multidisciplinar até sua plena recuperação”, explicou a coordenadora de enfermagem da UTI neonatal, Roberta Olímpio.
O atendimento da pequena Eloisa e de todos os outros bebês acolhidos na unidade só foi possível graças ao investimento do Governo da Bahia na saúde da região. Em 2023, a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, esteve no Hospital Dom Antônio Monteiro para realizar a entrega de 23 novos leitos e equipamentos que ampliaram a assistência prestada pela unidade. Ao todo, o investimento do Governo Estadual foi superior a R$ 7,8 milhões.
Com a entrega, a unidade passou a ofertar 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, além de 5 leitos de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCo) e 3 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru.
Comments