top of page

Profissionais do 16° Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy promovem ações no Dia Mundial de combate à tuberculose

Foto do escritor: NetDom Tecnologia e Sistema da InformaçãoNetDom Tecnologia e Sistema da Informação

Na segunda-feira, 24, a equipe da comissão de humanização do 16° Centro de Saúde, Unidade com gestão Fabamed realizou uma série de atividades conscientizando sobre o diagnóstico e tratamento da tuberculose.


Com o tema: Tuberculose: acolhimento, prevenção, tratamento e diagnóstico, as atividades chamaram a atenção para os principais sintomas: Tosse por três semanas ou mais, febre e emagrecimento.


Além disso, as ações desenvolvidas reforçaram que o diagnóstico e o tratamento, os quais levam à cura da doença, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).


A enfermeira Tamires Sidral Luz destacou durante uma 'roda de conversa' a importância de acolher o paciente com o diagnóstico, esclarecendo que o tratamento deve ser concluído.


“A tuberculose pode ser transmitida pela tosse, espirro, fala de pessoas que têm a forma ativa pulmonar. A transmissão geralmente acontece em locais fechados, mal ventilados e com a alta aglomeração de pessoas. Os principais sintomas são tosse persistente por mais de três semanas, com febre, expectoração amarelada, podendo ter rajas de sangue e acompanhado de um suor noturno, com perda de peso inexplicada e uma febre baixa que geralmente passa despercebida, porque ela acontece no final do dia. Reforço que o tratamento quando iniciado, jamais deve ser interrompido, deve ser concluido ", informou.




 
 
 
bottom of page